CBH Grande Presente no Encob 2019

O CBH Grande esteve presente XXI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil (Encob 2019). O evento ocorreu em Foz do Iguaçu - PR, entre os dias 21 e 25 de outubro, com a expectativa de receber aproximadamente 1.500 participantes de todo o país. Contou com uma vasta programação entre oficinas de capacitação, palestras, fóruns de discussões, visitas técnicas e exposição de estandes. Nas 10 oficinas oferecidas, com temas diversos e nas visitas técnicas, houve participação de vários membros dos comitês afluentes do CBH Grande.

A abertura oficial do evento, realizada na noite do dia 21, contou com participação de diversas autoridades e representantes de governos, além de usuários de recursos hídricos e integrantes da sociedade civil.

Entre os convidados que participaram da cerimônia oficial, estavam o Coordenador Geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacias (FNCBH) e membro do CBH Grande, Hideraldo Buch; o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais e Presidente da Associação Brasileira das Entidades Estatuais de Meio Ambiente (ABEMA), Germano Luiz Gomes Vieira; o Diretor Presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Everton Luiz da Costa Souza; representando o Prefeito Municipal de Foz do Iguaçu, estava a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Ângela Meira; o Diretor Presidente do Instituto das Águas do Paraná, coordenador da comissão local de organização do XXI Encob, José Luis Scrocaro;  o Governador honorário do Conselho Mundial da Água, Lupercio Ziroldo; a Diretora Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Christianne Dias;  e o Secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná, Márcio Nunes.

O evento tem como objetivo possibilitar que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas. O Encob também como foco a integração de todos os organismos e segmentos que compõem e participam do Sistema Nacional de Recursos Hídricos, além de debater os cenários para o futuro dos recursos hídricos no Brasil. Nesse ano o tema central foi “Gestão das Águas - #FALACOMITÊ” e reuniu representantes do poder público, municipal, estadual e federal, usuários de água, Ongs, universidades, e todos aqueles interessados no tema.

Confira o depoimento do Presidente do CBH Grande, Germano Hernandes Filho, sobre o Encob 2019.