CBH Grande tem a suplência para representar o segmento Comitês de Bacias Hidrográficas em Rios de Domínio da União no colegiado

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (CBH Grande), representado pela secretária Stella Guida, na eleição ocorrida na tarde da quarta-feira, 6 de novembro, foi eleito  2º Suplente do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) no segmento de Comitês de Bacias Hidrográficas em Rios de Domínio da União. Também foram escolhidos os comitês de bacia para a Titularidade o CBH São Francisco e para 1ª Suplência, CBH Pianco-Piranhas-Açu.

As eleições para a escolha dos membros do CNRH tiveram início na terça-feira, 5 de novembro, com a escolha dos segmentos Irrigantes; Prestadoras de Serviço Público de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário; Pescadores e Usuários de Recursos Hídricos com finalidade de Lazer e Turismo; e Organizações não-Governamentais. Além da eleição para o segmento de CBH, nesta quarta-feira também foram escolhidos os representantes dos segmentos Organizações Técnicas e de Ensino e Pesquisa (OTEPS); Indústria; Concessionárias e Autorizadas de Geração Hidrelétrica; e Hidroviários.

“A reunião foi muito produtiva. Os 8 Comitês de Bacia Hidrográfica presentes, se comprometeram em manter um diálogo entre todos os colegiados para que o titular, no caso, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco - CBHSF, seja efetivamente um representante de todos os CBHs de domínio da união. Ficou pactuado a proposição de pautas de interesse e importantes para os Comitês, apresentação de demandas e comprometimento em apresentar as opiniões construídas de forma coletiva com os colegiados ali representados”, afirmou Stella. 

O coordenador geral de Gestão de Recursos Hídricos do Ministério do Desenvolvimento Regional, Demetrios Christofidis, realizou uma apresentação sobre a importância da representação do CNRH. Ele destacou que nos dias 10 e 11 de dezembro ocorrerá a Reunião Ordinária do CNRH de 2019, ocasião em que serão indicados os representantes do segmento nas dez Câmaras Técnicas: Câmara Técnica de Assuntos Legais e Institucionais (CTIL), Câmara Técnica do Plano Nacional de Recursos Hídricos (CTPNRH), Câmara Técnica de Análise de Projeto (CTAP), Câmara Técnica de Integração de Procedimentos, Ações de Outorga e Ações Reguladoras (CTPOAR), Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CTAS), Câmara Técnica Gestão de Recursos Hídricos Transfronteiriços (CTGRHT), Câmara Técnica de Ciência e Tecnologia (CTCT), Câmara Técnica de Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos (CTCOB), Câmara Técnica de Educação, Capacitação, Mobilização Social e Informação em Recursos Hídricos (CTEM) e Câmara Técnica de Integração da Gestão das Bacias Hidrográficas e dos Sistemas Estuarinos e Zona Costeira (CTCOST).