HISTÓRICO
CBH Grande
As articulações e a mobilização para constituição do CBH Grande iniciaram em 2001, onde inúmeras atividades foram desenvolvidas até que se atingisse a maturidade necessária para um possível encaminhamento da proposta de formação do Comitê ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).
Em 2008, foi elaborado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) o diagnóstico da situação dos recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio Grande, através de um projeto do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).
Já em 2009 foi protocolada a documentação de acordo com as diretrizes da resolução CNRH nº 5/2000, para a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande. Em abril de 2010 o CNRH aprovou a instituição do Comitê pela resolução do CNRH nº 110/2010, e ainda no mesmo ano, em agosto, foi assinado pelo Presidente da República, a instituição do CBH Grande pelo do Decreto nº 7.254/2010.
A Assembleia Geral para a instalação do Comitê, aconteceu então, em 10 de agosto de 2010, no município de Poços de Caldas/MG. Nessa oportunidade, além da realização da cerimônia de posse dos membros indicados pelas entidades eleitas, foi assinado o Protocolo de Intenções para a gestão integrada das águas da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, celebrado entre a Agência Nacional de Águas (ANA), os Estados de Minas Gerais e de São Paulo e os Comitês com atuação na Bacia Hidrográfica do Rio Grande.
Em novembro de 2010 aconteceu a posse da Diretoria Provisória e do Grupo de Apoio à Diretoria Provisória, constituído por representantes do Poder Público, Usuários e entidades da Sociedade Civil.
Em 8 de março de 2012 foi aprovado pela Diretoria Provisória do CBH Grande o Regimento Interno do Comitê pela Deliberação nº 002/2012, a qual foi revogada em junho de 2015 pela Deliberação nº 018/2015 que aprova o Regimento Interno do Comitê.
ATRIBUIÇÕES DO COMITÊ
O Comitê de Bacia Hidrográfica é um órgão colegiado que faz parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), que existe no Brasil desde 1988. A composição diversificada e democrática dos Comitês contribui para que todos os setores da sociedade com interesse sobre a água na bacia tenham representação e poder de decisão sobre sua gestão.
O CBH Grande possui várias atribuições, mas a principal delas é a aprovação do seu Plano Integrado de Recursos Hídricos (PIRH), que está voltado especialmente para a implementação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos e reúne dados atualizados sobre a bacia do rio Grande.
Nesse documento foram definidos cenários futuros, identificadas áreas críticas, propostas diretrizes para os instrumentos de gestão, e estabelecidos objetivos e metas para as ações de curto, médio e longo prazo.
O CBH Grande teve seu Plano de Recursos Hídricos aprovado em novembro de 2017. Entre as demais atribuições também estão: promover o debate sobre questões relacionadas a recursos hídricos e articular a atuação das entidades intervenientes; arbitrar, em primeira instância administrativa, os conflitos relacionados aos recursos hídricos; acompanhar a execução do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia e sugerir providências necessárias ao cumprimento das metas; propor aos Conselhos de Recursos Hídricos as acumulações, derivações, captações e lançamentos de pouca expressão, para efeito de isenção da obrigatoriedade de outorga de direitos de uso, estabelecer os mecanismos de cobrança pelo uso de recursos hídricos e sugerir os valores a serem cobrados.
Fonte: Diagnóstico Preliminar PIRH.
COMITÊS AFLUENTES MINEIROS
CBH Alto Rio Grande
CBH
Vertentes do Rio Grande
CBH
Entorno do Reservatório de Furnas
CBH do Rio Verde
CBH do Rio Sapucaí
CBH dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo
CBH Médio Rio Grande
CBH Baixo Rio Grande
COMITÊS AFLUENTES PAULISTAS
CBH Serra da Mantiqueira
CBH Sapucaí-Mirim / Grande
CBH Baixo Pardo / Grande
CBH Turvo Grande
CBH Mogi Guaçu
CBH Pardo